Hall da Fama: Mule Suttles

Tempo de leitura: 3 minutos

Este texto sobre Mule Suttles faz parte da série ‘Hall da Fama’ em que contamos a história de alguns de seus membros. Toda terça-feira uma estrela será apresentada.

George Mule Suttles já deveria ter passado aqui pelo tailgate zone há algum tempo. Ele poderia e deveria ter feito parte da nossa série sobre as estrelas das Negro Leagues, o que acabou não acontecendo. Mas o destino trouxe o brilho de Suttles para série “Hall da Fama”.

O início do século XX viu a chegada de Mule Suttles ao mundo, no dia 02 de março de 1901, em Brockton, na Louisiana. Ele nunca chegou à MLB, mais um brilhante jogador vítima da segregação racial na Major League. Sua carreira foi toda feita nas Negro Leagues. De 1921 a 1944 ele passou pelo Atlantic City Bacharach Giants (1921); Birmingham Black Barons (1923-1925); St. Louis Stars (1926-1931); Chicago American Giants (1929, 1933-1935); Baltimore Black Sox (1930); Detroit Wolves (1932); Washington Pilots (1932); Newark Eagles (1936-1940, 1942-1944); e New York Black Yankees (1941).

Como primeira base do Newark Eagles ele fez parte do Million Dollar Infield junto com Dick Seay (2B), Willie Wells (SS) e Ray Dandridge (3B). Além disso, ele foi manager do time e no período de sua gestão Suttles foi muito respeitado por seus comandados.

Negro Leagues

Suttles foi um rebatedor de potência. Mas também conseguiu manter uma ótima média no baseball das Negro Leagues. Um exemplo desse desempenho são seus números com o St. Louis Stars, em 1926, onde ele é rebateu 26 home runs, uma média de rebatidas de .432. Além disso, suas estatísticas da temporada de 1930, registrando uma média de rebatidas de .384, um slugging de .837, o que produziu um home run a cada 10.1 at-bats.

Mule Suttles.
Suttles.
Fonte: AL.com

No entanto, por ser um jogador que buscava sempre rebater, Mule Suttles era frequentemente eliminado por strikeout. Suttles era um rebatedor de bola baixa com um grande e poderoso swing capaz de produzir home runs que viajavam muito. Era comum que seus companheiros gritassem para que ele mandasse bolinhas para o outro lado do muro.

Mas foi no Tropical Park, em Havana, que Suttles fez história. Lá, o campo central externo tem um muro de 18 metros de altura e é distante mais de 500 pés do home plate. Willie Wells, companheiro de Suttles nos Eagles, relembrou um ron-ron de Mule que viajou cerca de 590 pés. Posteriormente, uma placa foi colocada no local, comemorando o gigantesco home run de Mule Suttles.

Squire Moore, outro companheiro de time, falou sobre a potência de Suttles,

“As pessoas iam ao estádio para vê-lo rebater. Posso dizer que ele era um grande rebatedor. Ele era reconhecido por sua potência. Mule realmente conseguia mandar a bola para longe”.

Um bom companheiro

Além de suas habilidades, Suttles também era considerado um bom companheiro, muitas vezes fazendo o papel de pai para os jogadores mais jovens.

A excelência de Mule Suttles era reconhecida por seus adversários. E sua capacidade rendeu a ele cinco aparições Nero League All-Star Game (1933-1935, 1937 e 1939). Mas seu nome está marcado por ter sido Mule Suttles o primeiro jogador a rebater um home run nesse evento. Durante sua carreira Suttles registrou média de  .300 em 12 temporadas e era particularmente conhecido por seu poder.

Embora nunca tenha conquistado um título durante sua longa carreira nas Ligas Negras, Suttles fechou sua carreira com .320 de média. Ele teve 1.066 rebatidas, com 203 duplas, 103 triplas e 152 home runs. Além disso, ele anotou 682 corridas e impulsionou outras 511.

Aposentadoria e Hall da Fama

Após sua aposentadoria, ao fim da temporada 1944, Mule Suttles seguiu vivendo em Newark até sua morte, em 1966, vítima de câncer. Ele fez um pedido bem-humorado aos seus jovens companheiros,

“Quando eu morrer, podem ficar tristes, mas não chorem muito”.

Ele foi indicado postumamente ao Hall da Fama, em 2006. Sua sobrinha, Merriett Burley, ao receber a honraria disse,

“Sempre perguntamos por que tio George nunca foi mencionado entre o grandes do baseball. Sempre mencionaram Satchel Paige, Josh Gibson e Cool Papa Bell. Mas nunca o tio George. Agora podemos dizer que ele está recebendo seu merecido reconhecimento”.

Um viva a Mule Suttles!

Deixe uma resposta