História da MLB: Chino Smith

Tempo de leitura: 3 minutos

Esse texto faz parte de uma série em que estamos contando a história das Negro Leagues, que neste ano completam 100 anos. Para conhecer um pouco mais sobre elas, acesse aqui.

Chino Smith, segundo Satchel Paige, foi um dos dois melhores rebatedores das Negro Leagues. Ele inspirou fãs e intimidou arremessadores adversários pelo baseball negro durante sua brevíssima e não menos espetacular carreira.

Habilidades ofensivas

O apelido “Chino” foi dado por conta de seus olhos puxados e pelos traços orientais, muito embora Charles Smith não tivesse qualquer ascendência. As habilidades ofensivas, grande rebatedor e corredor, eram complementadas por sua capacidade defensiva no outfield.

Chino Smith era ótimo no batter’s box. Ele espalhava bolinhas para todos os lados dos ballparks. Além disso, Chino tinha um ótimo olho para os arremessos e raramente sofria strikeouts. Mesmo nos duelos em que Smith começava em desvantagem sua paciência e precisão permitiam uma reviravolta no confronto contra os melhores arremessadores.

Estrela das Negro Leagues. Mas também estrela em Cuba.
Los Leones de Habana.
Fonte: RMY Auctions

Quando Chino Smith atuava pelo New York Lincoln Giants ele era o terceiro no lineup. Sua média de rebatidas comprova o quão poderoso era no bastão. Embora sua curta carreira, apenas sete temporadas, Smith sustentou uma média de .423 em temporada regular, assim como um percentual parecido nos jogos-exibição contra equipes da MLB. Em 1930, na primeira partida disputada por dois times negros no Yankee Stadium, Chino rebateu dois home runs e uma tripla.

Antes do baseball profissional

Charles Smith nasceu em Greenwood, Carolina do Sul, em 24 de setembro de 1901. Antes de chegar ao baseball profissional, Chino Smith jogou pelo Philadelphia Giants, equipe semiprofissional da Pensilvânia, em 1924.

Já vivendo em Nova York, em 1925, Chino Smith se dividia entre carregar malas na Penn Station e ser o 2B do Pensylvania Red Caps of New York, equipe em que ele atuava com Dick Seay. Mas foi no fim daquele ano que Smith chegaria ao baseball profissional jogando pelo Brooklyn Royal Giants.

Durante a temporada de 1929 ele liderou a American Negro League em home-runs (23) e em média de rebatidas (.464), atuando pelo New York Lincoln Giants.

Morte prematura

No entanto, a temporada de 1930 seria a última de Chino Smith antes de sua morte prematura. Rebatendo a .468, sua maior média, ele não chegaria aos 30 anos de idade. Jogando ainda no auge e com uma incrível carreira pela frente, Smith foi vítima de febre amarela, possivelmente contraída nas temporadas de inverno que disputava em Cuba.

Smith atuou pelos Leones de Habana, no baseball cubano.
Charles Smith.
Fonte: Negro Leagues History

Embora ele não faça parte do Hall da Fama do Baseball, em 1952 o Pittsburgh Courier fez uma eleição que colocou Smith como o segundo melhor jogador da história das Negro Leagues.

Deixe uma resposta