História da MLB: Dick Redding

Tempo de leitura: 3 minutos

Esse texto sobre Dick Redding faz parte de uma série em que estamos contando a história das Negro Leagues, que neste ano completam 100 anos. Para conhecer um pouco mais sobre elas, acesse aqui.

Dick Redding foi um dos grandes arremessadores do baseball negro. A velocidade avassaladora de seus arremessos rendeu a ele o apelido de Cannonball Dick.

Durante seus melhores anos na década de 1910, ele foi o maior arremessador do baseball negro. Mas aliado à velocidade, Dick Redding usou o “arremesso de hesitação” muito antes de Satchel Paige surgir no cenário do baseball. Quem já viu Johnny Cueto arremessando tem ideia do que seja esse “arremesso de hesitação”.

Cannonball Dick Redding anotou 30 no-hitters, sete em uma só temporada, em todos os níveis em que atuou numa carreira que começou em 1911, antes dos 20 anos.

Início de carreira e Negro Leagues

Mas Richard Cannonball Dick Redding não atuou somente como arremessador. Ele jogou também no OF e foi manager nas Negro Leagues. Redding nasceu em 15 de abril de 1893, em Atlanta, Geórgia. No entanto, muito de sua juventude é desconhecido.

A carreira de Dick Redding no beisebol começou em 1911, quando aos 18 anos jogou pelo Philadelphia Giants na primeira metade da temporada. Porém, depois ele foi jogar com o New York Lincoln Giants. Quando se juntou ao Lincoln Giants, ele arremessou e venceu em 17 jogos consecutivos. No ano seguinte, em parceria com Smokey Joe Williams na equipe de arremessadores, ele registrou uma temporada de 43-12.

Em 1914, Dick Redding se juntou ao New York Lincoln Stars. No ano seguinte, ele venceu 20 jogos consecutivos para seu novo time e, em agosto de 1915, a imprensa o apelidou Devil pitcher (arremessador do Demônio). No entanto, em setembro daquela temporada ele deixou o Lincoln Stars e voltou para o Lincoln Giants. Lá, ele registrou três vitória e uma derrota incluindo um shutout. Além disso, Redding rebateu para .385.

Em 1917, Redding se juntou ao Chicago American Giants. Quando os Estados Unidos entraram na Primeira Guerra Mundial, mais tarde naquele ano, Redding se alistou no exército e lutou na França. Porém, com o fim da Primeira Guerra Mundial, Redding retornou aos Estados Unidos e se juntou ao Atlantic City Bacharach Giants, de New Jersey. Pelo Bacharach Giants ele foi jogador-manager. Ele permaneceu com o time até a temporada de 1922, já nas Negro Leagues. Mas foi também nessa época que a Eastern Colored League foi formada e Redding assinou com o Brooklyn Royal Giants, em 1923.

Rivalidade e aposentadoria

Embora parceiros no Brooklyn Royal Giants, Redding e Smokey Joe Williams desenvolveram uma rivalidade a ponto de não se cumprimentarem. Além disso, nada de fotos com os dois. Redding permaneceu no Brooklyn Royal Giants por uma década até 1932. Aos 39 anos Dick Redding se aposentou do baseball.

Williams, Joe | Baseball Hall of Fame
Raro cumprimento dos rivais.
Fonte: Baseball Hall of Fame

Depois de se aposentar, Redding padeceu de uma doença mental e acabou morrendo em 1948, aos 55 anos. Após sua morte, uma pesquisa do Pittsburgh Courier, em 1952, escolheu Richard Cannonball Dick Redding como um dos melhores jogadores das Negro Leagues.

Seu recorde de vitória e derrotas na carreira é de 81-62. Buck Leonard, membro do Hall da Fama do Baseball, disse certa vez sobre Redding:

“Ele era um bom sujeito, fácil de lidar. Ele nunca discutiu, nunca xingou, nunca fumou, pelo que me lembro; nunca o vi beber”.

Senhoras e senhores, a lenda Dick Redding!

Deixe uma resposta