História da MLB: Wilbur Rogan

Tempo de leitura: 3 minutos

Esse texto faz parte de uma série em que estamos contando a história das Negro Leagues, que neste ano completam 100 anos. Para conhecer um pouco mais sobre elas, acesse aqui.

Wilbur Rogan não é apenas um dos maiores arremessadores das Negro Leagues. Mas também um de seus grandes rebatedores. Sua capacidade no bastão o mantinha no lineup. Enquanto seu braço direito era fatal quando subia no montinho. Resultado, Wilbur Rogan se tornou um dos mais versáteis jogadores do Baseball.

Nascimento e início no baseball

Charles Wilbur Rogan nasceu no 28 de julho do longínquo 1893, em Oklahoma City (estado de Oklahoma). No entanto, seu início no baseball aconteceu em Kansas. Quando a mãe de Rogan morreu, em 1908, o restante da família se mudou para Kansas City. Lá, em 1911, ele começou a atuar como catcher em uma equipe semiprofissional, o Fred Palace’s Colts.

Por conta de desentendimentos com sua madrasta, Wilbur saiu de casa para entrar no Exército. Durante três anos Rogan serviu nas Filipinas, no 24º Batalhão de Infantaria, um regimento formado exclusivamente por negros. Na sua volta aos EUA ele se juntou ao 25º Batalhão de Infantaria, também formado apenas por afro-americanos. De 1914 a 1920 Wilbur Rogan atuou como arremessador na equipe de baseball do regimento, o 25th Infantry Wreckers.

Nas Negro Leagues

O sucesso de Wilbur Rogan no time dos Wreckers o colocou em condições de atuar na recém criada Negro Leagues. O grande Kansas City Monarchs foi seu time de estreia.

Wilbur "Bullet" Rogan não foi um nômade nas Negro Leagues. Mas sua carreira foi toda como um Monarch.
“Bullet” Rogan com o uniforme dos Monarchs.
Fonte: Blackpast

Incomum entre os jogadores da Liga, Wilbur Rogan jogou durante toda a sua carreira, de 1920 a 1938, nos Monarchs. Apesar de começar profissionalmente aos 26 anos, Rogan foi um jogador de excelência nas 19 temporadas no KC Monarchs.

Graças ao seu poderoso braço direito Wilbur Rogan recebeu o apelido de “Bullet” (bala/projétil). Muitos o colocam como o mais vitorioso arremessador da Negro National League. Seu recorde é de 119-50. Foram 128 jogos completos dos 153 que Rogan fez como starter. O seu repertório de arremessos continha curveballs, spitballs, palm balls, forkball e fastballs. Mas o que impressiona ainda mais são os 882 strikeouts.

Como rebatedor

Dividindo seu tempo entre o montinho e o outfield, Wilbur Rogan registrou uma média de .338 como rebatedor. Foram 45 home runs, 99 bases roubadas e 361 corridas anotadas. Mas foi na temporada de 1922 que Rogan registrou seus melhores marcas. Rebatendo na posição de cleanup, ele registrou 16 home runs com média de .351.

Wilbur Rogan contribuiu para o tricampeonato dos Monarchs na Negro National League ente 1923-1925. Além do sucesso na conferência, Rogan também conquistou a Negro League World Series (NLWS), em 1924, sempre pelo Kansas City Monarchs.

Na temporada da conquista na NLWS, Wilbur rebateu para .392 e registrou 18-6 no montinho. Já na primeira World Series da Negro League, em 1920, ele liderou o time com 13 rebatidas e venceu dois jogos como arremessador. Embora os Monarchs tenham sido derrotados pelo Hilldale Daisies, Wilbur Rogan foi excepcional.

Hall da Fama e o adeus

Como pitcher, ele foi frequentemente comparado com Satchel Paige. No entanto, seu filho, Wilber Rogan, estabeleceu uma sensível diferença entre os dois:

“Enquanto Satchel precisa de um rebatedor designado quando estava arremessando, meu pai era o rebatedor de cleanup“.

Rogan morreu em 04 de março de 1967. Sua seleção para o Hall da Fama do Baseball se deu postumamente, em 1998.

Charles Wilbur “Bullet” Rogan, o Baseball te reverencia!

A placa de Wilbur "Bullet" Rogan no Hall da Fama do Baseball.
O versátil Wilbur “Bullet” Rogan.
Fonte: Alchetron

Deixe uma resposta