Habemus um acordo e um pouco de baseball

Tempo de leitura: 3 minutos

Habemus uma temporada! Finalmente. Já são semanas que não paramos de falar disso no podcast. O Rafic já estava esgotado de dizer sempre o mesmo e até irritado com a pouca habilidade de negociação das partes envolvidas. No entanto a história chegou ao fim e finalmente teremos baseball.

Tudo bem que o Spring Training virou Summer Training e que 162 jogos viraram 60, mas teremos baseball (ou algo parecido com isso). Ontem, por volta das 22:00, o site Bleacher Report noticiou que a MLB e a MLBPA chegaram num acordo e que a temporada de baseball voltará.

As discussões quanto ao retorno, desde o começo pareciam totalmente alienadas ao mundo. Enquanto o mundo “caía” com a COVID-19 e os Estados Unidos queimavam em meio aos protestos por George Floyd, jogadores e liga discutiam salário.

Não quero discutir se a questão é pertinente ou não, até pelo motivo de estar muito mais ao lado dos jogadores. No entanto, como levantado pelo Fernandão no episódio 43 do zone cast, a não tratativa da COVID-19 pela liga e pelos jogadores, poderia adiar mais ainda um retorno da temporada, quando isso fosse decidido.

Acordo

Enfim, o acordo prevê que os jogadores receberão 100% do proporcional aos jogos que forem jogados. Isso será algo em torno de 37% do salário integral, mas o adiantamento dado aos jogadores, devido ao acordo de março, será descontado dessa quantia. A temporada terá 60 jogos e os playoffs serão com 10 times, nos moldes atuais.

Além disso, os jogadores não usarão nenhum tipo de microfone durante os jogos e os times não poderão utilizar nenhum patrocinador, ou qualquer outro anúncio no uniforme. A proposta de rebatedor designado, para as duas ligas, também deve seguir de pé, como medida de segurança para a saúde dos jogadores.

Cronograma

O projeto de um lindo Opening Day em 4 de julho, no feriado da independência americana foi por água. Mas pelo menos a liga retornará e aqui daremos um cronograma macro para vocês:

  • 1º de julho – Jogadores devem se reapresentar para o “Spring Training”
  • 23 ou 24 de julho – Opening Day
  • 27 de setembro – Fim da temporada regular
  • 29 de setembro – Início dos playoffs
  • 20 de outubro – Jogo 1 da World Series
  • 28 de outubro – Jogo 7 da World Series (se for necessário)

Os jogos de Spring Training deverão ser jogados nas cidades de cada time e não mais em suas “casas de veraneio”. Dos 60 jogos da temporada regular, os times disputarão 10 deles contra cada adversário de sua divisão e mais 20 jogos contra os adversários que fazem parte da mesma “região” na outra liga.

Por exemplo, times da Divisão Leste da Liga Americana enfrentarão time da Divisão Leste da Liga Nacional. Um ponto interessante aqui, é que alguns confrontos famosos como, a Subway Series, duelo entre Yankees e Mets, ou então a Bay Bridge Series, duelo entre Giants e A’s, serão disputados mais vezes (6).

É isso, o baseball está quase de volta. Então, como o nosso querido Rafa costuma dizer: “Let’s play folks!”.

Deixe uma resposta