Times históricos #3: Detroit Pistons 1980

Tempo de leitura: 4 minutos

Para você que está perdido, sim, os times históricos não estão nas redes sociais, vieram direto pro site. No mês passado nós falamos do New England Patriots de 2007. Já nesse mês vamos falar do Detroit “Bad Boys” Pistons, uma das equipes mais fortes da NBA na década de 1980. Quer saber o porquê do apelido? Vem com a gente!

Década para se esquecer

No início da década de 1960, os Pistons tiveram um bom desempenho chegando às semifinais de divisão, por quatro temporadas seguidas. Além disso, eles ainda fizeram uma final de divisão na temporada 1960-61. Mas foram derrotados pelos Lakers. Sim, não estranhe! Na década de 1960 o Detroit Pistons estava na Western Division, correspondente à atual Conferência Oeste da NBA. Entretanto, mesmo com alguns bons resultados, entre 1960 e 1970 e equipe amargou diversos resultados negativos.

Sempre questionados por terem formações discutíveis, pouco produtivas, sobretudo porque o estilo de jogo dos Pistons seguia de forma individualista e que acabava não aproveitando o potencial coletivo dos jogadores. Embora o time tivesse muitas estrelas, ainda sim o jogo era previsível. Após a temporada desastrosa de 1979-80, com o recorde de 16 vitórias e 66 derrotas, o início da década de 1980 ainda ofertaria aos torcedores mais derrotas que vitórias. Mas um movimento no Draft mudou a história de Detroit.

Isiah Thomas e os “Bad Boys

Donos da 2ª escolha geral do Draft de 1981, os Pistons selecionaram Isiah Thomas, jogador segundanista de Indiana University, campeão da NCAA de 1981 e eleito o Most Outstanding Player do torneio. Assim, com esse movimento, Detroit iniciava um longo caminho de reconstrução. Ainda no início da temporada de 1981-82, os Pistons contrataram o pivô Bill Laimbeer, do Cleveland Cavaliers, e o armador (do saudoso) Seattle Supersonics, Vinnie Johnson.

Em 1985 e equipe alcançou as semifinais de conferência. No entanto, foram derrotados pelo Boston Celtics. Nesse momento, Isiah e o técnico Chuck Daly perceberam que havia a necessidade de mudar o estilo de jogo. Então, em 1986 a equipe draftou Joe Dumars e em 1987 adotou um estilo de jogo agressivo, totalmente voltado para o setor defensivo, com muito vigor e um jogo físico muito acentuado. Foi daí surgiu o apelido “Bad Boys“.

Os títulos

No Draft daquele mesmo ano a equipe selecionou Dennis Rodman na 27ª posição da 2ª rodada e John Salley, selecionado na 13ª posição. No final da década de 1980, os Piston passaram a figurar novamente entre os finalistas, chegando a NBA Finals contra os Lakers. Mas, de novo, foram derrotados: 4-3 para os Lakers. Após anos de reformulação e um adotando estilo de jogo característico, veio o primeiro título.

Na temporada 1988-89, em um dos grandes jogos da história, contra seu algoz da última temporada, os Lakers, que contavam com Magic Johnson, Kareem Abdul-Jabbar e James Worthy. Essa não foi uma vitória qualquer. Uma sonora varrida, categórica, em cima do Los Angeles Lakers. Na temporada seguinte, 1989-90, veio a defesa de título. Mais um ano nas finais da NBA, batendo Portland por 4-1 e consagrando os “Bad Boys” como um dos times históricos da NBA.

Deixe uma resposta