História da MLB: Oscar Charleston

Tempo de leitura: 4 minutos

Esse texto sobre Oscar Charleston faz parte de uma série em que estamos contando a história das Negro Leagues, que neste ano completam 100 anos. Para conhecer um pouco mais sobre elas, acesse aqui.

Quando jovem, Oscar Charleston foi um batboy do time de sua cidade natal, o Indianapolis ABCs. Mas aos 15 anos, alistou-se no exército e foi enviado para as Filipinas, onde jogou baseball na 24ª Black Infantry. No entanto, em 1915, adolescente, Charleston voltou para Indianapolis e logo se tornou a estrela do campo central do ABCs. Um ano depois, Oscar levou seu time a um dos muitos títulos que venceria.

Um dos melhores de todos os tempos

Entretanto, como muitas das estrelas das Negro Leagues, Oscar Charleston nunca teve a chance de jogar na MLB. Mas ele deixou uma forte impressão no baseball. O nome de Charleston é sempre citado quando se fala dos melhores de todos os tempos – em todas as épocas e Ligas. Foi o lendário Buck O’Neil quem disse:

“O maior jogador da MLB que já vi foi Willie Mays. Mas, o melhor jogador de baseball foi Oscar Charleston”.

Oscar com a camisa do Harrisburg Giants.
Oscar Charleston.
Fonte: Graig Kreindler (Twitter)

Rebatedor de força, Oscar Charleston distribuía bolinhas para todos os lados do campo. Mas seu jogo não era apenas potência. Sua velocidade permitia com que usasse o bunt para alcançar a primeira base. No campo externo a velocidade era arma para defesas impressionantes.

Com suas habilidades variadas, incluindo defesa, rebatidas, força e velocidade, o grande Satchel Paige uma vez disse:

“Você precisava vê-lo para acreditar”.

Mas uma outra parte inegável do legado de Charleston foi o que ele fez para ajudar Jackie Robinson a ser selecionado para quebrar a barreira racial. Na década de 1940, Charleston procurou Branch Rickey ajudando-o a determinar qual jogador das Negro Leagues seria o escolhido para esse feito histórico.

Negro Leagues: jogador e manager

Quando a Negro National League foi criada em 1920, Oscar Charleston atuava pelo Indianapolis ABCs. A temporada mais produtiva de Charleston foi com o Saint Louis Giants em 1921, quando rebateu 15 home runs, 12 triplas, 17 duplas e roubou 31 bases nos 60 jogos que fez. Com um média de .434, Charleston foi melhor rebatedor naquela temporada. Mas não só isso. Ele foi líder em duplas, triplas e home runs.

Oscar também jogou pelo Harrisburg Giants (1924-1926; 1927; 1930-1931); Hilldale Clube (1928-1929); Pittsburgh Crawfords (1932-1937); Toledo Crawfords (1939); Indianapolis Crawfords (1940); e Philadelphia Stars (1941). Além disso, ele atuou por nove temporadas na Liga de Inverno de Cuba.

Com a camisa do Azules de Almendares.
Rebatedor de força.
Fonte: Baseball Hall os Fame (Twitter)

Entretanto, sua melhor temporada foi provavelmente a de 1925, quando rebateu para .451 pelo Harrisburg Giants. Foram 20 home runs e 35 corridas impulsionadas. Além do mais, ele ganhou o título de melhor rebatedor da Eastern Colored League de 1924 e 1925.

Mas a partir da metade dos 1920, Oscar Charleston atuou como manager-jogador. Em 1932 se juntou ao Pittsburgh Crawfords. Oscar conciliou o papel de manager e jogador da equipe em 1935. Esse é, para muitos, o melhor time das Negro Leagues de todos os tempos. Além de sua presença, o time contava com Cool Papa Bell, Josh Gibson e Jud Johnson. Charleston rebateu três home runs e ajudou a levar o Crawfords ao título.

Morte e legado

Porém, em 1954, Charleston adoeceu devido a problemas cardíacos. Sua morte aconteceu em 5 de outubro daquele ano.

Charleston foi uma das primeiras estrelas das Negro Leagues. Em 1920, ele era tido como o melhor center field e um dos mais confiáveis rebatedores da liga. Charleston foi frequentemente comparado a jogadores do calibre de Ty Cobb, Tris Speaker e Babe Ruth.

Embora as estatísticas imprecisas das Negro Leagues, várias fontes confirmam a qualidade eloquente de seu jogo. São 1220 corridas anotadas e quase 1200 impulsionadas. Além disso, são 191 home runs, 300 roubos de base, 1790 rebatidas e média final de .350 na carreira.

No entanto, seu legado está ligado não somente ao que ele fez como jogador e manager. Oscar Charleston foi o responsável pela chegada dos primeiros jogadores negros na MLB.

Oscar Charleston já na fase manager.
Experiente.
Fonte: Baseball Hall of Fame (Twitter)

Por fim, Charleston foi três vezes indicado para o East-West All-Star Game; finalista do Major League Baseball’s All-20th Century Team. A lista dos 100 maiores jogadores de baseball da Sporting News, publicada em 1998, colocou Charleston em 67º lugar. Apenas outros quatro jogadores negros que jogaram todas ou a maior parte de suas carreiras nas Negro Leagues pré-1947 ficaram no topo da lista: Josh Gibson, Satchel Paige, Buck Leonard e Cool Papa Bell.

Mas foi em 1976 a maior de todas as reverências. Oscar Charleston foi indicado para o Hall da Fama do Baseball.

Saudações ao grande Oscar Charleston!

Deixe uma resposta