Jackie Robinson Day

Tempo de leitura: 4 minutos

Em todo 15 de abril na MLB comemora-se o Jackie Robinson Day. Reverencia-se a memória de um dos maiores jogadores do Baseball e, sem dúvida, o mais icônico historicamente.

Foi em 15 de abril de 1947 que, pela primeira vez na história da Major League Baseball, um jogador negro atuou. Jackie Robinson, então no Brooklyn Dodgers, foi o jogador que rompeu a barreira racial que se impunha na sociedade dos EUA.

Jackie Robinson Day 2020.
Hoje é dia de Jackie Robinson.
Fonte: pinterest.

Desde 2004, oficialmente, se festeja o Dia de Jackie Robinson. Nesta data, todos os times têm seus jogadores atuando com a camisa #42, número usado por Jackie, e aposentado por todas as franquias desde 1997.

Embora não tenhamos jogos para comemorar esse dia em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus, o tailgate zone não vai deixar de reverenciar a figura histórica de Jackie Robinson. Mas vamos contar sobre os anos de 1945 e 1946, que antecedem sua chegada na MLB.

As Negro Leagues

Impedidos de atuar no baseball da MLB por conta da barreira racial, os jogadores negros eram contratados por equipes das chamadas Negro Leagues.

E foi o que aconteceu com Jackie Robinson. Logo após sua dispensa do exército, em fins de 1944, Jackie se junta ao Kansas City Monarchs, no início de 1945.

JR42 posa com a camisa do KC Monarchs.
Jackie com o uniforme do KC Monarchs.
Fonte: nlbm.com.

Os Monarchs eram uma das mais bem-sucedidas equipes das Ligas Negras. Conquanto tenha sido devastada pelo recrutamento de alguns de seus jogadores para atuarem na Segunda Guerra Mundial, a equipe ainda contava com veteranos importantes como Ted “Double Duty” Radcliffe, Hilton Smith e Satchel Paige.

Embora tenha se destacado durante a temporada rebatendo na casa de .300 e mostrado a característica velocidade na movimentação entre as bases, Robinson estava insatisfeito com as intervenções das Leis de Jim Crow que constantemente afetavam os Monarchs durante as viagens.

Primeiro passo antes da MLB

Já em outubro de 1945 foi anunciada a contratação de JR pelo Montreal Royals, equipe da International League, e que era o time de Triple-A dos Dodgers à época.

Jackie Robinson entre os companheiros de Royals.
JR42 nos tempos de Montreal Royals.
Fonte: royals.mlblog.com.

Nesse tempo, Branch Rickey, GM dos Dodgers, já monitorava jogadores negros para serem levados para a MLB. Monte Irvin e Larry Doby eram jogadores das Negro Leagues com maior qualidade técnica que Jackie. Mas Rickey queria alguém que fosse educado, tivesse um aguçado espírito esportivo e estivesse acostumado a jogar contra brancos. Jackie Robinson atendia a todos os requisitos. Sobretudo por ter sido atleta de UCLA no início dos anos 1940.

Voltando aos Royals, a estreia de Robinson aconteceu no início de 1946 em uma partida amistosa durante o Spring Training daquela temporada, em Daytona Beach’s City Island Ballpark. Era, oficialmente, o primeiro jogo de Minors a ter a presença de um jogador negro.

Ao fim daquela temporada Jackie Robinson registrou média de .349 no bastão, foi nomeado MVP da liga e, ainda que tenha sofrido atos racistas durante os jogos, as partidas com sua presença levaram mais de um milhão de pessoas às arquibancadas.

Promoção para a MLB

No dia de Ação de Graças de 1946 Jackie Robinson se sentia grato pelas conquistas e feliz por poder compartilhar a data com sua esposa, Rachel Robinson, e seu filho, Jackie Junior.

Porém, mesmo com o sucesso na temporada com os Royals, Jackie enfrentava problemas financeiros. Por isso, mesmo contra sua vontade, ele assinou contrato com um time profissional de basquete, o Los Angeles Red Devils. Jackie receberia us$ 50.00 por jogo.

JR42 quase foi joga  basquete profissional.
Ele também jogava basquete… e muito bem.
Fonte: pinterest.

Entretanto, da mesma forma como afetava o Baseball, as Leis de Jim Crow também proibiam jogadores negros de atuarem profissionalmente jogando basquete.

Jackie Robinson, no início de 1947, foi requisitado novamente para os Royals. Havia rumores na imprensa de que ele seria promovido para a MLB, mas isso não era certo para Jackie. Enquanto isso, Branch Rickey atuava silenciosamente nos bastidores para, definitivamente, colocar Robinson nos Dodgers.

O momento simbólico em que Jackie troca o vestiário dos Royals pelo dos Dodgers
O momento simbólico em que Jackie troca o vestiário dos Royals pelo dos Dodgers.
Fonte: cooperstownersincanada.com.

Dos 10 melhores rebatedores da International League de 1946 somente JR42 não havia subido para a MLB. Foi durante um amistoso entre Dodgers e Royals, em 1947, no Ebbets Field, poucos dias antes do início da temporada regular da MLB, que Rickey anunciou que o Brooklyn Dodgers havia comprado o contrato de Jackie Robinson do Montreal.

Daí para frente é história para um próximo texto sobre Jackie Robinson.

Deixe uma resposta