Sobre cães e mascotes #44: Georgia

Tempo de leitura: 7 minutos

Fala “aumiguinhos”, tudo bom com vocês? Na semana passada a minha parça, Baleia, trouxe a história da mascote do time da “tia” Anette. Mas nessa semana, inspirada pelos “tios” Luquiba e Henriquetta, retomarei a série de mascotes do College. Vamos falar da Universidade de Georgia, ou melhor, os Georgia Bulldogs.

University of Georgia

Desde 1956 a Universidade de Geórgia tem Uga como seu mascote. Mas isso não significa que foi a única mascote que a universidade já teve. Em 1892, a primeira mascote registrada pela universidade foi uma cabra. Ela vestia um casaco preto com as letras “UG” em vermelho e um chapéu cheio de fitas, em seus chifres.

Mas a cabra (a qual oficialmente não tinha nome) não durou muito e foi substituída em 1894. Então, Trilby, uma cadela da raça Bull Terrier assumiu o posto e criou uma tradição na universidade, onde eram comuns alunos levarem seus cachorros ao campus e ao estádio, todos sempre vestindo algum adereço da universidade.

Essa é Trilby, uma das primeiras mascotes de Georgia.
Fonte: SB Nation

A mascote oficial

A universidade ainda não tinha oficializado uma mascote, mas tivemos Mr.Angel, um Bulldog Inglês que por dois anos (1944-1946) representou essa grande linhagem de cachorros mascotes criados por alunos da universidade. Depois dele, vieram Butch (1947-1950) e Mike (1951-1955), ambos Bulldogs Ingleses. Então, em 1956 a universidade finalmente decidiu oficializar uma mascote, escolhendo UGA (abreviação de Universidade da Georgia) como sua mascote oficial.

A mascote de Georgia.
Fonte: Pinterest

Desde então, a linhagem da Uga pertence a Frank W. “Sonny” Seiler e sua família, mantendo sua camisa vermelha e sua corrente com espinhos. A atual, Uga X, é a décima mascote da universidade, tendo suas anteriores oficialmente aposentadas, em uma cerimônia onde passa o osso para que a nova mascote comece seu reinado.

Todas as “Ugas” que já faleceram foram enterradas em um espaço do estádio, mostrando o enorme respeito que a universidade tem com suas mascotes. Inclusive, a mascote é tão popular e tão carismática, que em 28 de Abril de 1997 a Sports Illustrated nomeou Uga como o melhor mascote universitário! Sendo assim, vamos contar um pouco de cada uma das “Ugas” que passaram por Georgia.

UGA como a mascote número 1, segundo a Sports Illustrated.
Fonte: Sports Illustrated Covers

Uga I

A primeira Uga nasceu em 2 de dezembro de 1955, em Columbus. Sua camisa vermelha foi costurada por Cecelia, esposa de “Sonny” Seiler, mas não se sabe exatamente quantas camisas ela costurou. Antes dos jogos (e antes dela ter oficialmente sua casa) aproveitavam as grandes cercas e árvores próximas ao estádio para fazer sombra e abrigar Uga do calor. Mas as cercas “destruíam” a camisa e era um problema constante.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Uga I, “Hood’s Ole Dan” 1956-66 – Recorde: 53-48-6
Fonte: Facebook Austin Dawgs

Uga II

Uga II substituiu seu pai com uma linda cerimônia em 1966. Com a banda Georgia Redcoat em campo, Uga II foi trazida até o meio do campo por Charles Seiler, filho de Sonny e Cecelia. Todos no estádio gritaram “Damn Good Dog!”. Seu reinado foi muito vitorioso, ganhando cinco jogos “bowls” e vencendo dois campeonatos da SEC.

History of UGA the Mascot - University of Georgia Athletics
Uga II, “Ole Dan’s Uga” 1966-72 – Recorde: 42-16-3
Fonte: Georgia Bulldogs

Uga III

Nascida em 09 de outubro de 1972, a Uga III estave presente em um dos maiores momentos da universidade, que foi quando Herschel Walker liderou os Bulldogs ao campeonato nacional de 1980. Ela levou a Universidade de Georgia para seis “bowls” em nove anos e se aposentou no centésimo jogo da sua carreira. No entanto, numa história tão bonita e vitoriosa, um fato triste aconteceu, ela faleceu semanas após sua aposentadoria.

The History of UGA (the mascot) | University of Georgia Small Business  Development Center
Uga III, “Seiler’s Uga Three” 1972-80 – Recorde: 71-32-2
Fonte: University of Georgia

Uga IV

Uga IV foi talvez a mais ativa de todas as mascotes, indo para um jogo de “bowl” em todos os anos que foi mascote. O ponto alto de sua carreira foi sua aparição no banquete do Troféu Heisman, junto de Herschel Walker, em 09 de dezembro de 1982. Ela foi conduzida pelo presidente do “Downtown Athletic Club” e sua fotografia com Herschel Walker estampou capas de jornais e revistas por todo o país.

Nessa ocasião especial, ela deixou de lado sua coleira para usar uma gravata borboleta. Essa ocasião é histórica, visto que foi a primeira mascote a ser convidada a esse evento. Enfim, depois de tantos anos de dedicação, Uga IV foi a postumamente presenteada com a “Georgia varsity letter”, a maior honraria da universidade.

Uga IV, "Seiler's Uga Four", served as Georgia Bulldogs mascot from  1981-1990. Two SEC championships (1981, 1982). N… | Georgia bulldog mascot,  Bulldog, Bulldog dog
Uga IV, “Seiler’s Uga Four” 1981-89 – Recorde: 77-27-4
Fonte: Pinterest

Uga V

No primeiro jogo da temporada de 1990, começou o reinado da Uga V, assumindo o posto de seu pai, Uga IV. Ela nasceu em 6 de março de 1990 e foi a única filhote branca que Uga IV teve. De todos as Ugas, talvez foi a mais famosa por ter sido estampada na capa da revista Sports Illustrated. Ela faleceu em novembro de 1999, apenas dois meses após sua aposentadoria.

National Dog Day - A Look Back at All of Our Ugas
Uga V, “UGA IV’s Magillicuddy II” 1990-99 – Recorde: 65-39-1
Fonte: UGA Alumni Association

Uga VI

Sua cerimonia de passagem de osso, quando seu pai, Uga V, aposentou, foi realizada em um jogo entre Georgia e Carolina do Sul. Aliás, Uga IV já chegou fazendo história. Afinal, logo no primeiro ano após sua posse, Uga VI tinha a marca de “a maior mascote de todas” Ugas, pesando quase 30 quilogramas (quase 10 kg mais pesado que seu pai).

O ponto alto de seu reinado foi uma vitória épica de virada, quando perdiam por 25 pontos, o que causou em um feito sem precedentes. Em 2007, Uga VI se tornou a mais vitoriosa mascote da historia da Universidade, com 87 vitórias. Por fim, outro recorde que Uga VI consegiu, foi ser a mascote com o maior número de jogos (114).

National Dog Day - A Look Back at All of Our Ugas
Uga VI, “Uga V’s Whatchagot Loran” 1999-2008 – Recorde: 87-27
Fonte: UGA Alumni Association

Uga VII

A sétima na linhagem UGA foi apresentada aos fãs no dia 30 de agosto de 2008, em um jogo contra a Georgia Southern. A Uga VII foi conduzida em seu primeiro jogo por vários membros da família de Sonny Seiler. Ela foi uma das mascotes mais carismáticas, onde viajava frequentemente de avião para acompanhar os jogos fora de casa, posava para fotos com os fãs e não se importava com os públicos bem barulhentos.

No entanto, infelizmente sua carreira foi muito curta. Uga VII teve uma infeliz morte precoce, por conta de doença cardíaca. Aliás, por conta disso, foi a primeira vez que a universidade não teve uma mascote presente em campo ao final da temporada e seus jogadores homenagearam usando um adesivo especial da Uga VII em seus capacetes.

National Dog Day - A Look Back at All of Our Ugas
Uga VII, “Loran’s Best” 2008-2009 – Recorde: 16-7
Fonte: UGA Alumni Association

Uga VIII

A oitava Uga da linhagem de Georgia apresentou-se ao público em 16 de outubro de 2010, durante uma partida contra Vanderbilt. No entanto, por ter nascido em 12 de setembro de 2009, não conseguiu acompanhar a temporada de 2009 integralmente. Mas infelizmente seu reinado foi curto, semelhante a Uga VII. Ela foi diagnosticada com linfoma em 2010 e faleceu em 4 de fevereiro de 2011.

History of UGA the Mascot - University of Georgia Athletics
Uga VIII, “Big Bad Bruce” 2010-2011 – Recorde: 4-2
Fonte: UGA Alumni Association

Uga IX

Uga IX começou seu reinado de forma interina, como muito técnico no futebol brasileiro (foi meu “papai” quem contou). Mas demorou “apenas” 25 jogos para que Georgia a oficializasse como Uga IX. Foi num jogo contra Flórida Atlantic no dia 15 de setembro de 2012, onde a Universidade da Georgia venceu. Ela foi bastante elogiada pela sua paciência e dedicação, sendo premiada com o reconhecimento oficial de mascote.

History of UGA the Mascot - University of Georgia Athletics
Uga IX, “Russ” 2012-2015 – Record: 44-19
Fonte: Georgia Bulldogs

Uga X

Por fim, chegamos na Uga atual. Logo após o final da temporada de 2014, Uga IX aposentou e começou uma competição, que durou três meses, para decidir quem seria a próxima Uga. Eis que então, Uga X, neta de Uga IX, assumiu oficialmente o posto em um jogo contra a Georgia Southern, em 21 de novembro de 2015. Nesse jogo, ela já tinha 2 anos e meio de idade.

Uga X, “Que” 2015-atual – Recorde: 54-15
Fonte: Georgia Bulldogs

Enfim “aumiguinhos”, esse é uma cronologia das mascotes de Georgia. A mascote que é a cara dessa coluna, uma doguinha como eu e minha aumiga Baleia. Por hoje é isso mesmo, um bom final de semana para vocês!

Au! Woof!

Deixe uma resposta