Nosso Beisebol – playoffs na Europa e planos futuros no Caribe!

Tempo de leitura: 5 minutos

Quem abre a coluna de hoje pode estranhar o título. Playoffs em agosto? Pois é! Conforme entramos na segunda metade de agosto, parte das ligas profissionais de beisebol já estão na fase de pós-temporada, em que começa a verdadeira ‘briga’ pelo título. E tem brasileiro em campo!

Para um outro grupo de atletas do nosso beisebol, é tempo de se organizar para o próximo desafio. Com o fim da temporada regular sem vaga nos playoffs, alguns nomes já negociam contrato para as ligas de inverno, que geralmente começam após o fim da MLB. 

Neste sentido, vamos ao nosso breve relato sobre os brasileiros do beisebol nas últimas semanas!

SHOGUN DE VOLTA À ITÁLIA

Tiago da Silva, um dos principais nomes do nosso beisebol, retornou para a Itália para disputar a pós-temporada pela equipe do San Marino Baseball. Este é o segundo ano consecutivo que Tiago atua pelo San Marino, depois de uma temporada sólida pelo Generales de Durango, da Liga Mexicana de Béisbol (os Generales não classificaram para os playoffs da LMB).

Shogun já atuou na primeira partida dos playoffs, que aconteceu na terça-feira (15). Ele abriu  o duelo contra o Modena, atuando por 6 entradas limpas com duas eliminações por strikeout. San Marino anotou apenas uma corrida – suficiente para garantir a vantagem na série. A disputa de quartas-de-final entre San Marino e Modena tem jogos marcados para os dias 16, 19, 20 e 21 de agosto. 

LIGA DE INVERNO DA VENEZUELA TERÁ REGINATTO NOVAMENTE

Na semana passada foi ventilada a informação que o Tiburones de La Guaira, equipe da Liga Venezonala de Béisbol Profesional (LVBP), vai contar novamente com um importante nome do nosso beisebol: Leonardo Reginatto!

O experiente defensor interno retorna à Venezuela para mais uma disputa da liga de inverno, após a equipe dos Rieleros de Aguascalientes não classificar para a pós-temporada da Liga Mexicana. Na Venezuela, Reginatto já atuou pelo Navegantes de Magallanes por dois anos (2020-2022), pelos Tiburones de La Guaira na temporada 2019/2020 e pelos Bravos de Margarita em 2017/2018. 

Reginatto é um nome conhecido dos venezuelanos, principalmente por ter se destacado na disputa da Serie del Caribe pelos Navegantes em 2022. A Serie del Caribe é o principal torneio entre equipes do Caribe.

CHRISTIAN PEDROL É DESTAQUE NOS PLAYOFFS DA ALEMANHA

Um atleta que ainda não falamos aqui na coluna mas que tem se destacado entre os nomes do nosso beisebol é Christian Pedrol. Com passagens pelo sistema de formação do Seattle Mariners, Pedrol defende desde 2020 a equipe Guggenberger Legionäre, que disputa a divisão mais alta da Baseball-Bundesliga (a liga alemã de beisebol

profissional).

De volta aos playoffs da Bundesliga, a equipe do Guggenberger Legionäre conta com Pedrol para tentar o título que não veio em 2022 (a equipe perdeu a final para o Bonn Capitals). Já foram duas partidas com dominância do brasileiro: 7 entradas, apenas um home run cedido e 13 eliminações por strikeout no primeiro jogo, e mais 12 strikeouts em 8 entradas na segunda partida, em que registrou a vitória cedendo apenas uma corrida. A equipe de Pedrol classificou para a próxima fase.

A série atual do Legionäre é contra o Heidenheim Heideköpfe, que terá as duas primeiras partidas já no final de semana do dia 19 e 20 de agosto.

BRASILEIROS NOS PLAYOFFS DA LIGA FRANCESA

Da mesma forma que na Alemanha e Itália, outra liga que conta com brasileiros atuando nos playoffs é a francesa. Por lá, Allan Fanhoni e Gabriel do Carmo são peças importantes do Montigny Cougars na busca pelo segundo título do ano – a equipe venceu o Desafio da França de Beisebol em maio. 

Os primeiros jogos começam no sábado (19), contra a equipe do Senart Templiers. Gabriel, inclusive, é um dos receptores da lista de pré-convocados para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, que acontecem em outubro.

NOTAS GERAIS DO NOSSO BEISEBOL

  • Com o fim da Liga do México, tanto Tiago da Silva quanto Leonardo Reginatto registraram números bem sólidos. Reginatto ficou entre os 10 rebatedores com mais hits na temporada!
  • Felipe Kisu continua somando bons jogos ofensivamente na liga de desenvolvimento do Japão. Ele rebateu o primeiro home run do ano no começo do mês!
  • Rafael Ohashi e Gabriel Barbosa tiveram partidas mais difíceis, mas seguem sendo relacionados para abrirem jogos nas Minors dos Estados Unidos.
  • Entre os calouros das rookie leagues, as performances continuam crescendo – Pedro Lemos, Kinn Omosako e Emanoel Madeira passaram da marca de 200 arremessos no ano.
  • Gabriel Gomes, que joga no sistema do Cincinnati Reds, sofreu uma lesão na mão no começo de agosto e está temporariamente afastado dos campos, mas já se recuperando!

CONVITE

Continuamos em nossa missão de cobrir os atletas do nosso beisebol que atuam pelo mundo afora. Neste sentido, sempre pedimos que, se você sentiu falta de algum nome na coluna dessa semana ou da anterior, entre em contato com a gente!

Seja como for, lembrem-se da nossa cobertura dos Jogos Panamericanos de Santiago (CHL)! Da mesma forma, também temos o podcast Entradas Extras, que traz as informações do beisebol pelos quatro cantos do mundo. Neste sentido, nosso convite é para que você venha com a gente nessa jornada sobre o Nosso Beisebol!

Dúvidas, críticas ou sugestões? Pode escrever para nós pelas redes sociais ou pelo nossobeisebol@tailgatezone.com.br

Deixe uma resposta