Super Bowl LVII – História do Kansas City Chiefs

Tempo de leitura: 4 minutos

Na semana do Super Bowl LVII, faremos uma série com 4 textos falando um pouco mais dos envolvidos nesse jogo. O Kansas City Chiefs, o Philadelphia Eagles, o show do Intervalo e o palco de tudo, o State Farm Stadium.

O Kansas City Chiefs começa sua história em 1960, mas com o nome de Dallas Texans. Lamar Hunt (o da imagem destacada) foi um dos fundadores da American Football League (AFL) em 1959, que foi criada como uma liga alternativa à NFL. Com o intuito de expandir a nova liga, a AFL concedeu a um de seus fundadores o direito de começar uma nova franquia num mercado que era de interesse da liga, no caso, Dallas.

Então, Hunt que era um empresário de sucesso e um fã apaixonado de esportes, especialmente de futebol americano, teve a oportunidade de levar o futebol americano profissional para a cidade de Dallas, fundando o Dallas Texans em 1960. Infelizmente, apesar de ter uma boa equipe com jogadores talentosos, o Dallas Texans enfrentou problemas de público e financeiros na cidade de Dallas.

Alguns anos depois, em 1963, Lamar Hunt, num movimento de grande empresário que era, levou a equipe para Kansas City, no Missouri. Lá a franquia trocou de nome para Kansas City Chiefs. O próprio Lamar Hunt que escolheu o nome Chiefs. Segundo ele, era como uma homenagem às tradições dos nativos americanas que foram encontradas na região de Kansas City.

Além disso, o nome “Chiefs” também é uma referência ao chefe político, líder ou chefe de tribo, que é uma figura respeitada e influente na cultura nativa americana. A escolha do nome “Chiefs” foi um reconhecimento ao patrimônio e à história da região de Kansas City e ao mesmo tempo uma maneira de estabelecer uma ligação forte com a comunidade local.

Kansas City

A mudança para Kansas City foi bem-sucedida e a equipe rapidamente ganhou uma base de fãs leais e apoio financeiro sólido. Desde então, o time tem sido uma das equipes mais bem-sucedidas da NFL, com dois títulos de Super Bowl (Super Bowl IV em 1970 e Super Bowl LIV em 2020) e grandes jogadores vestindo seu manto, como por exemplo, Len Dawson, Derrick Thomas e Tony Gonzalez.

Len Dawson foi o quarterback que liderou a equipe ao seu primeiro título de Super Bowl em 1970. Derrick Thomas um dos melhores jogadores de defesa da história da NFL, com 127 sacks na carreira. Tony Gonzalez o tight end recordista em recepções e jardas na posição, que teve uma carreira de 17 anos na NFL (12 com o Kansas City Chiefs). Além desses grandes nomes, hoje o time ainda conta com uma “nova” estrela.

Patrick Mahomes foi a 11ª escolha geral no Draft de 2017, é sem sombra de dúvidas o quarterback mais talentoso que essa geração já viu. Talvez seja até o mais talentoso que o mundo do futebol americano já viu. Mas nem só o talento marca Mahomes, sua liderança, dedicação e trabalho duro fora de campo, além de sua dedicação à comunidade e a causas importantes, marcam a imagem do craque.

Casa do Chiefs

Na NFL nem só de time e de fãs se faz uma franquia, os estádios também são peças marcantes. O Chiefs joga no Arrowhead Stadium, que é conhecido por sua atmosfera intensa e é considerado um dos melhores estádios da NFL, além de ser muito barulhento. O Arrohead aparece no Guinness Book como o estádio com a maior média de decibéis em um jogo de futebol americano. No jogo entre Chiefs e New England Patriots, em setembro de 2014, o barulho dos torcedores atingiu 142,2 decibéis.

O estádio tem sido palco de muitos momentos memoráveis da franquia. Como os grandes jogos divisionais contra Oakland Raiders e Denver Broncos, mas também as grandes disputas com o rival de sua época, Josh Allen. No entanto, nem tudo são flores. O Arrowhead Stadium foi construído em 1972 e teve sua última reforma significativa em 2010.

Nessa reforma foram adicionadas novas instalações, incluindo um novo telão, áreas de convivência e melhorias na tecnologia de Wi-Fi e áudio. Além disso, houve melhorias na iluminação e no acesso para os torcedores com necessidades especiais. Ainda tiveram mais algumas pequenas reformas e melhorias ao longo dos anos. Mas, apenas para manter em boas condições e oferecer a melhor experiência possível aos torcedores e jogadores.

Mesmo assim, até o momento, nenhum Super Bowl foi sediado no Arrowhead Stadium, casa do Kansas City Chiefs. Embora ele tenha essa atmosfera vibrante e barulhenta, a NFL normalmente escolhe estádios com instalações maiores e bem mais modernas para sediar um Super Bowl.

Deixe uma resposta